terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desafio


Convidada pela Superintendente Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Sra. Maria do Carmo Silva Melo, para fazer parte de sua equipe nesta nova gestão, senti-me muito  honrada, mas pensativa em como acompanhar, monitorar, controlar e orientar as atividades pedagógicas de cada escola, de forma a obter  melhores resultados nas avaliações internas e externas, e assim contribuir para atingir as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação. Em como elevar quatrocentos e quatorze alunos desta SRE/Coronel Fabriciano ao nível de desempenho recomendado. E, ainda, como estimular o estudo, a integração, as trocas de experiências entre Analistas da Divisão Pedagógica e Inspeção Escolar; como distribuir e monitorar a realização das tarefas atribuídas a cada setor, dentre muitas outras responsabilidades.
Neste momento de reflexão, imediatamente o Senhor, o Mestre dos Mestres, vem a minha mente, confortando-me e dando-me a certeza de que só Ele tem o poder de nos capacitar, pois: TUDO POSSO NAQUELE QUE NOS FORTALECE”. Também me veio a  imagem da Madre Tereza Calcutá, que de coração puro, ajudou a tantas pessoas . Recorro  a ela para me dar sabedoria nos meus  processos de ensino e aprendizagem, nos das crianças, adolescentes e adultos. Educar exige cuidado, envolvimento, acolhimento, o ouvir, o encorajar, o apoiar;  atividades estas prazerosas, que me trazem felicidade, pois estas ações traduzem o amor por parte de cada educador, de cada família e se efetivam na interação humanitária, cognitiva, emocional e valorativa  com nosso bem maior – NOSSOS ALUNOS – NOSSOS FILHOS – as razões de nossas existências.
Henri Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo, mas também as emoções para dentro da sala de aula. Baseou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Esse educador ressalta a necessidade de respeitar o aluno como indivíduo, sua história de vida, seus valores, sua linguagem, sua cultura e sua tradição. Esses valores devem ser agregados na Educação de Qualidade e devem ser pensados por todo gerente que atua na área educacional.
Na Revista Exame de 20/10/2010, páginas 193 a 199, é apresentada uma matéria de Roberta Paduan que transmite grande preocupação com a educação no Brasil. Esta autora afirma que sem educação de qualidade o Brasil não vai conseguir se desenvolver.
Compartilho de que o desenvolvimento do Brasil exige educação.
Assim pensando, nossas ações serão reavaliadas e replanejadas  todas as segundas- feiras pelos pedagogos e diretores desta S.R.E/Coronel Fabriciano. Haverá  também uma reunião mensal com todos os pedagogos das escolas e um blog  que servirá de mais um canal para esclarecimentos de dúvidas no “fazer fazendo na escola”. Essas atividades serão incluídas no Plano Estratégico da DIRE/SRE.
Assim, colegas educadores, após conhecer toda a equipe com quem já estou trabalhando, planejando e agindo, já me  sinto motivada e  acredito que juntos atingiremos nossas metas, a principal delas, que cada aluno cidadão alcance sucesso na vida.  Este sucesso de cada cidadão é verdadeiramente o nosso grande desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário